top of page
IMG_9186.jpg

BILINGUISMO

Bilinguismo é mais que dominar uma segunda língua; significa aprender a pensar em dois idiomas. Na Maple Bear, as crianças tornam-se bilíngues de verdade, sendo capazes de navegar, com conforto e naturalidade, em ambientes onde tanto o inglês quanto o português são utilizados.

 

O modelo de educação bilíngue por imersão tem como meta uma boa competência em ambas as línguas. Surgiu de experiências canadenses que davam ênfase tanto ao bilinguismo quanto à biculturalidade, mantendo um alto padrão de escolaridade. Na Maple Bear a educação bilíngue se inicia na educação infantil com 100% de imersão no inglês, passando para 75% aos 5 anos e 50% a partir dos 6 anos. Ou seja, na fase em que a criança está adquirindo a primeira língua de modo informal, pode aprender, da mesma maneira e simultaneamente, a segunda língua.

 

A imersão cria uma real necessidade das crianças se comunicarem naquela língua. A escola forma uma pequena comunidade onde se fala inglês, tornando o aprendizado e o esforço para isso, legítimos. O termo esforço é intencional, já que, embora o ambiente seja de certa forma informal, as crianças despendem grande energia para se comunicar. Quando comparado ao aprendizado da segunda língua num ambiente não familiar ou fora do contexto da criança, conseguimos identificar a grande diferença que isso causa na proficiência da segunda língua.

 

O fato do indivíduo se tornar bilíngue provoca efeitos na sua auto-estima e ego. Poder interagir com estrangeiros significa incorporar sua cultura, valores e aspirações entre outros. Esse conhecimento mais abrangente torna a comunicação mais significativa e empática. A pessoa que tem essa troca se torna efetivamente um cidadão do mundo. Isso é imprescindível para o mundo globalizado, tanto do ponto de vista profissional como e principalmente do ponto de vista pessoal.

 

O aprendizado da segunda língua até os 5 anos de idade trás uma série de vantagens para o indivíduo:

 

  • Demonstram maior facilidade de leitura e “spelling” durante a alfabetização (nas 2 línguas);

  • Desenvolvem maior capacidade cognitiva;

  • Tornam-se adultos com maior capacidade de tomar decisões e com mais foco;

  • Apresentam maior desenvolvimento do raciocínio espacial e da empatia;

  • Têm menos chances de desenvolver doenças degenerativas do cérebro na 3a. Idade;

  • Não apresentam problemas de percepção fonêmica ao falar a segunda língua, como cometer erros de pronúncia, fonéticos e apresentar sotaque reduzido. (Isso é devido ao aumento da densidade de neurônios na região parietal em indivíduos precocemente bilíngues.)

bottom of page