top of page
Search

A importância de ter a família ativa na educação escolar da criança


É fundamental que os pais e responsáveis pelos alunos continuem o trabalho que é desenvolvido na sala de aula em suas casas. Estar presente na vida escolar da criança é uma segurança de ver o que seu filho está aprendendo e de acompanhar o seu crescimento.


Alguns passos e atitudes podem aproximar (e muito) as famílias das práticas escolares e proporcionar uma rede de apoio maior para os alunos dentro e fora da escola.


Em um bate papo descontraído para o programa Maple FAM, a coordenadora Priscila e a convidada Eliza, mãe de um dos nossos alunos, explicam como os pais podem se envolver mais na vida escolar dos seus filhos.


Confira os tópicos que foram levantados no episódio:


Lição de casa


A passagem da Educação Infantil para o Fundamental é marcada por uma questão muito forte que exige uma atenção especial da família. A lição de casa. Essa nova responsabilidade pode afetar a rotina da casa, o que leva os familiares a se adaptarem às necessidades das atividades propostas e das próprias crianças.


Estabelecer um horário e local adequados para estudos em casa e verificar a mochila e os cadernos, são alguns passos importantes para a adaptação da criança (e dos pais) para essa nova responsabilidade. É importante observar como o aluno se comporta em determinados ambientes e qual é o mais adequado para os estudos.


Nem sempre uma mesa e uma cadeira adaptadas para o seu tamanho podem funcionar. Às vezes, o aluno pode apresentar melhor desempenho se estudar no tapete da sala, na mesa da cozinha ou em seu quarto. Isso tudo depende de como a criança vai reagir. Por isso, é importante que os pais tenham paciência e observem o seu comportamento.


Por exemplo, na Maple Bear Campo Belo Vila Mascote, nós não seguimos uma configuração de sala de aula tradicional. As crianças se sentam em meia lua, próximas aos colegas e ao professor. O que pode parecer uma “bagunça” à primeira vista, na verdade é uma metodologia de ensino que promove a interação entre eles, a autonomia e a empatia.


Diálogo em casa


A socialização da criança é muito importante. Por isso, recomendamos que os pais desenvolvam uma conversa com seus filhos quando eles chegam da escola. Perguntar como foi o dia, o que eles comeram, como foi na sala de aula, como está a interação com os colegas… Precisamos entender que cada aluno é um universo diferente. Todos têm as suas questões e particularidades que precisam ser trabalhadas na escola e também em suas casas.


Por isso, também é importante que os pais tenham um canal entre eles para trocarem informações, ideias e experiências. Ter um grupo engajado em participar das atividades propostas, acolher os pais que são novos na escola…Tudo isso colabora para que a interação da família seja maior com a vida escolar.


Eventos que reúnem a família


Os coordenadores e diretores da Maple Bear buscam trazer os pais para eventos que os acolham e também que possam direcionar como continuar o trabalho que desenvolvemos na escola.


Temos, por exemplo, o Family Day. Um dia em que reunimos os familiares dos alunos para atividades que visam aproximá-los do mundo escolar e do dia a dia dos seus filhos na sala de aula.


Em eventos como o Family Day, a família consegue ver como é a rotina escolar da criança, quais são as atividades que ela desenvolve, como os professores aplicam, a interação dos alunos entre si e ainda, através da observação, a família aprende quais são as técnicas de ensino que podem ser levadas para dentro de casa na hora da lição.


A participação da família nas atividades propostas, é fundamental para motivar as crianças a não faltar na escola, a desenvolverem habilidades e aprendizados. Estar presente ativamente na vida escolar é um método dos pais terem certeza de que escolheram o caminho certo e seguro.



14 views0 comments
bottom of page