Search

5 benefícios do ensino presencial na educação das crianças

Updated: Feb 11




O assunto do momento é a volta às aulas, que neste ano está acontecendo presencialmente, mesmo que de forma parcial. Depois de quase um ano em casa e, ainda, num cenário de pandemia, muitas famílias se questionam se as vantagens do presencial superam os riscos. É claro que deve ser levada em consideração a saúde da criança e da família, especialmente se elas convivem com idosos ou com pessoas que pertencem ao grupo de risco. Mas, em geral, o ensino presencial promove muitas vantagens para o desenvolvimento da criança. Confira abaixo!


1. Saúde Mental

Se por um lado as crianças são as menos afetadas pelo Coronavírus, elas são mais vulneráveis nas questões de saúde mental. As crianças perderam nessa pandemia a pouca mobilidade que tinham: não podem ir à escola, ver seus amigos, fazer atividades extracurriculares ou passear com a família. Elas estão mais chorosas, irritadas e com problemas para dormir. A volta às aulas presenciais traz uma oportunidade de ter parte dessa rotina de volta, de sair de casa, de rever amigos, de conviver com pessoas diferentes, e isso é muito saudável para as crianças.


2. A interação face a face com o professor


A presença em sala de aula é importante para estabelecer a confiança e segurança das crianças pelo professor. O modelo presencial permite que seu filho faça perguntas e solucione seus problemas com mais dinamismo. O professor consegue adaptar sua forma de ensinar de acordo com a necessidade dos alunos no momento da explicação e o fluxo da conversa permite uma troca entre as crianças e o professor. O feedback instantâneo é fundamental para que os alunos não acumulem suas dúvidas ao término das aulas.

O professor também tem a liberdade para explorar novos métodos e propor atividades e desafios para a turma aprender com mais naturalidade e de maneira mais divertida. Esse contato é fundamental para garantir o protagonismo do seu filho no seu próprio aprendizado.

3. Espaço apropriado para o aprendizado


Estudar em casa pode ter suas vantagens, mas nada substitui a importância de um ambiente escolar apropriado para a aprendizagem do seu filho. Salas de aula organizadas, com elementos que incentivam o aprendizado ajudam a manter o foco e a concentração.

O espaço escolar não se limita às salas de aula. Há também bibliotecas, salas de música e quadra de esportes, por exemplo, que possibilitam o aprendizado de diferentes atividades para estimular a criatividade e o convívio social.

Um ambiente seguro e acolhedor faz toda a diferença para o desenvolvimento do potencial das crianças.


4. O convívio com outras crianças


A aula presencial permite que seu filho tenha contato com outras crianças, crie novas amizades, e desenvolva suas habilidades sociais. Conviver com outras crianças ensina sobre respeito, empatia e trabalho em grupo, características fundamentais para a formação de um adulto sociável e responsável.

A troca de conhecimentos e experiências entre as próprias crianças também é muito importante para o processo de aprendizado, já que cria identificação. Aprendendo com outros colegas e compartilhando dificuldades e descobertas, seu filho pode se sentir muito mais motivado a aprender.


5. Motivação

Estudar online possibilita maior flexibilidade de horários, mas é preciso ter muita organização. A criação de uma rotina para as crianças é fundamental para que aprendam sobre responsabilidade e autonomia e por isso essa é uma preocupação de muitas escolas.

No ensino presencial, as crianças aprendem que existe hora certa para cada atividade, inclusive para comer e brincar. Essas regras ajudam a manter o foco dos pequenos na hora de aprender e ajudam o seu filho a se manter interessado. Por causa da gama de atividades e ambientes, a criança consegue se manter motivada por mais tempo. Todas as atividades são mão na massa o que também ajuda na concentração e no aprendizado!

A Maple Bear Vila Mascote - Campo Belo está preparada para receber os alunos nesta volta às aulas. Seguimos as medidas de higiene recomendadas para esse período de pandemia, contando com a higienização adequada dos ambientes, a obrigatoriedade do uso de máscaras e o uso de álcool gel, entre outras medidas. Tudo para possibilitar que seu filho possa aproveitar os benefícios das aulas presenciais em segurança.





8 views0 comments