Search

5 conhecimentos que fazem parte da Educação Financeira nas escolas


Com o anúncio do Ministério da Educação de um novo projeto voltado à educação financeira de professores da rede pública, a discussão sobre o assunto voltou a ganhar atenção nas mídias. Mas a verdade é que desde 2020 este aprendizado é obrigatório nas escolas, segundo as novas diretrizes da BNCC.


O Ensino Fundamental deve oferecer conceitos básicos de economia e finanças como parte do conteúdo lecionado, inclusive taxas de juros, inflação, aplicações financeiras, rentabilidade, investimentos e impostos. Além disso, a Educação Financeira também pode reforçar conhecimentos de outras disciplinas, integrando-se à grade curricular como parte da interdisciplinaridade no ensino.


Confira alguns conhecimentos que podem ser desenvolvidos e praticados por meio da implementação da Educação Financeira nas escolas:


1. Matemática


Desde as quatro operações, até exercícios mais sofisticados, como o cálculo de porcentagens e juros, não há dúvidas de que o ensino da Matemática tem muito a se beneficiar com a Educação Financeira.


Escolas implementam até mesmo atividades lúdicas, que envolvem a compra e venda de produtos na brincadeira, e ajudam as crianças a compreenderem o valor do dinheiro. Um exemplo é dar às crianças papéis ou vales simbólicos e colocar algo que elas gostem à venda, como biscoitos ou sorvete, mas apenas como parte do “faz de conta”.


2. Português


Juros, poupança, moeda, centavos, desconto, prestação… É vasto o vocabulário financeiro. Por isso, nunca é cedo demais para apresentar às crianças alguns termos econômicos mais simples. Uma maneira é por meio de livros que abordam o tema. Também é possível criar jogos e atividades que permitam aos alunos utilizar esse vocabulário na prática.


3. Empreendedorismo

Em algumas escolas o empreendedorismo é uma disciplina à parte, em outras faz parte da matemática ou mesmo do português, mas independente de como é lecionado, o empreendedorismo é um conhecimento fundamental para as crianças e que envolve o aprendizado da Educação Financeira.