Como funciona a alfabetização numa escola bilíngue? Se você considerou matricular seu filho em uma escola que segue esta metodologia, provavelmente esta pergunta já passou pela sua cabeça.
É fato que atualmente saber o inglês já não é um diferencial no mercado de trabalho. Como as crianças aprendem o idioma com mais facilidade, é natural considerar que uma educação bilíngue seja a mais adequada, especialmente se a escola também adotar metodologias ativas na educação e estimular o aprendizado na prática, como é o caso da Maple Bear Vila Mascote - Campo Belo.
Porém, como ter certeza que as crianças não vão se confundir no momento da alfabetização? Como saber que seu filho terá um bom domínio do português enquanto aprende um segundo idioma?
A ordem altera os fatores
Na Maple Bear Vila Mascote - Campo Belo a alfabetização começa em português. Apesar dos alunos terem contato com o inglês desde o momento que começam a estudar na Maple Bear, na Educação Infantil o aprendizado se dá no dia a dia, primordialmente por meio da fala.
O processo de alfabetização começa apenas no último ano da Educação Infantil , ou seja, quando a criança tem por volta de 5 anos. Neste momento, 25% das aulas do SK (Senior Kindergarten) são apenas para o aprendizado da leitura e escrita em português. Usamos um professor exclusivo para essa língua, com o propósito de evitarmos que os pequenos se confundam.
Temas de interesse para as crianças
Nas aulas de português buscamos utilizar métodos lúdicos para facilitar o aprendizado e estimular outras habilidades cognitivas, indispensáveis ao crescimento das crianças nesta idade.
Quer um exemplo? Utilizamos letras móveis com diferentes texturas para montar palavras. Outras vezes ajudamos as crianças a modelar as letras com massinha. Essas são maneiras práticas de conciliar a alfabetização com a familiarização da criança com o espaço e o desenvolvimento da coordenação motora.
Eixos de aprendizagem
Para contextualizar o aprendizado e despertar o interesse dos pequenos, escolhemos temas atuais e relevantes. Eles permeiam as atividades e ajudam a aumentar o vocabulário em português.
Organizamos os temas em cinco eixos:
Para recitar: realizamos brincadeiras cantadas como exercício de memorização.
Que nome você tem: o reconhecimento da identidade tem relação com o aprendizado do próprio nome. Por isso, o processo de alfabetização começa com o nome do aluno. Depois as crianças também aprendem a ler e escrever o nome dos colegas e professores.
As letras e os bichos: aprender o ABC é muito mais divertido com o bichodário! Ensinamos os nomes das letras e a sequência alfabética com base nos animais. Também ajudamos as crianças a formar os nomes dos bichos com as letras que elas vão aprendendo.
Projeto literário: Os livros são fonte indispensável de aprendizado! Utilizamos a literatura infantil para ensinar a escrever, estruturar e interpretar um texto. Nessa dinâmica as professoras leem os livros, mas cada um dos alunos tem seu próprio exemplar para acompanhar as aulas.
Jogos: O jogo torna o processo de alfabetização muito mais divertido. Aproveitamos a brincadeira para estimular também o trabalho em equipe e a cooperação do grupo.
Por meio dessas práticas e atividades, nós valorizamos o processo de alfabetização em português e tornamos o aprendizado do idioma mais divertido e produtivo. Na verdade esta é uma das bases da metodologia bilíngue: ensinar dois idiomas com qualidade, buscando o desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças. Na Maple Bear Vila Mascote-Campo Belo, tanto o inglês como o português são parte da nossa essência!
Comments