top of page
Search

Escola Bilíngue ou Programa Bilíngue? Entenda a diferença!

Updated: Feb 10, 2021



Escola Bilíngue ou Programa Bilíngue? Eis a questão! Quando é preciso escolher uma escola para matricular seus filhos sempre surgem dúvidas com relação ao melhor método de ensino. Ainda mais quando o aprendizado de outras línguas, principalmente o inglês, se torna fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Não é à toa que o ensino bilíngue se destaca neste contexto e cada vez mais as escolas aderem a essa proposta. Mas na hora de decidir, fica a dúvida: Qual a diferença entre uma Escola Bilíngue e um Programa Bilíngue? Não se preocupe mais! Leia abaixo e descubra o que caracteriza cada uma.


Programa Bilíngue: o que é?

O Programa Bilíngue é aplicado para incluir o inglês no modelo de ensino já utilizado pela escola. Ou seja, o ensino do inglês ocorre em paralelo à grade curricular em português, se adaptando a ela de forma complementar. Assim sendo, a escola que opta por desenvolver um programa bilíngue ainda segue o método de educação brasileiro.

Mas atenção! O Programa Bilíngue não se resume ao aprendizado da gramática e conversação. Existe uma preocupação em proporcionar um ensino que tenha relação com as demais disciplinas que o aluno está aprendendo.

Os professores de inglês também propõem atividades e projetos que proporcionam a troca e o engajamento entre os alunos. Dessa forma a língua é muito mais que objeto de estudo, ela se torna meio para a interação e aprendizado.


E uma Escola Bilíngue?

Para além do ensino de uma segunda língua, a Escola Bilíngue promove a imersão do aluno na cultura de um país estrangeiro. As disciplinas são lecionadas tanto em inglês como em português, de modo que os alunos aprendem de forma mais natural.

Os professores são profissionais capacitados, especialistas tanto nas disciplinas, como fluentes na língua inglesa. Também são usados materiais didáticos dos países nativos da língua, de modo que a criança possa aprender como se estivesse estudando no exterior.

Quer um exemplo? A Maple Bear Vila Mascote é uma escola bilíngue que oferece uma Educação Bilíngue Canadense, em que o aluno não só adquire fluência no inglês, mas tem a oportunidade de desenvolver seu raciocínio crítico, a criatividade e o trabalho em equipe.


Quer descobrir mais sobre o que uma educação bilíngue pode proporcionar ao seu filho? Entre em contato com a Maple Bear Vila Mascote, e agende sua visita!


160 views0 comments
bottom of page